Psicóloga Clínica, Social e da Saúde
CRP 04/37768
Formação complementar
Psicanálise e Hospital, PSICOMATER.
Ética e técnica em psicanálise, UFMG.
A ética neoliberal, UFMG.
O psiquismo no contexto hospitalar, UFMG.
Políticas e Práticas de Saúde, UFMG.
Análise de Dados em Pesquisa Qualitativa, PUC MG.
Prevenção ao uso indevido de drogas, UFSC.
O corpo e seus mistérios, AMP.
Capacitação de Agentes Sociais e Conselheiros, PUC MG.
Uma Introdução ao Acompanhamento Terapêutico, UFMG.
Psicopatologia fundamental e psicanálise, PUC MG.
SEDES SAPIENTIAE, Fundamentos da Psicanálise e sua prática clínica.
SEDES SAPIENTIAE, Desenvolvimento do Raciocínio clínico na prática psicoterapêutica.
ICB UFMG, Psicofarmacologia e transtornos mentais.
IPSM-MG, Psicanálise Toxicomania e Alcoolismo do Instituto de Psicanálise e SM MG.
Regiões e Redes, O valor do SUS - Caminhos para a universalização da saúde no Brasil.
USP, Por uma psicanálise pertinente à situação brasileira.
USP, Violência, arte terapia e grupo operativo.
UFMG, Psicofarmacologia e psicanálise: como engolir a pílula?
NEP HEM, Comunicação de más notícias.
LPE, O trabalho com Grupos na Área da Saúde.
CUREM, Medicamentos Psicotrópicos.
UFMG, Impasse para traduzir, impasses das traduções.
MENÇÃO HONROSA
Pesquisa "Processos de subjetivação e conselhos de saúde: poder e autonomia no exercício participativo", 20º Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas, 2012.
MENÇÃO HONROSA
Relato de experiência "Desafios e Potencialidades de Uma Horta Comunitária", Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania - PBH, 2021.
Sou Psicóloga Clínica e Social com uma trajetória no Campo da Saúde há mais de quinze anos, entre ações acadêmicas, de pesquisa e de assistência psicológica direta. Ao longo desses anos tenho trabalhado em contextos de adoecimentos crônicos, tanto físicos quanto psíquicos, e acompanhado pessoas no tratamento de situações traumáticas, de perdas, limitações, dificuldades em suas relações e em suas atividades cotidianas.
Desenvolvi e participei de pesquisas sobre Processos de Subjetivação no campo da saúde, discutindo em especial temas como promoção da saúde, participação e autonomia, integralidade e o uso combinado de serviços de saúde, públicos e privados.
Possuo experiência como Psicóloga Clínica no campo da Saúde Pública nos três níveis de complexidade da assistência, tendo atuado referenciada pela Psicanálise e pela Psicologia Social na Equipe de Saúde Mental da Atenção Primária da Prefeitura de Belo Horizonte-PBH (2017-2021), em uma unidade de internação voltada para reabilitação, cuidados prolongados e paliativos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais-FHEMIG (2018-2021) e em um Centro de Referência em Saúde Mental, Álcool e Drogas - CERSAM AD (2021-2023) de Belo Horizonte, MG.
Hoje, no que se refere aos modos contemporâneos de subjetivação, minha atuação segue na articulação entre clínica e política, agora com atendimentos clínicos em consultório particular.
“Meu papel – e este é um termo muito pomposo – consiste em mostrar às pessoas que elas são muito mais livres do que pensam; que elas tomam por verdade, por evidência, alguns temas que foram fabricados em um momento particular da história; e que essa pretensa evidência pode ser criticada e destruída. Mudar algo no espírito das pessoas: esse é o papel de um intelectual.”